Pesquisa

Descompactar arquivos

Tutorial descompactar arquivos
Compactação é uma técnica utilizada para transformar um arquivo grande em outro menor, mas com o mesmo conteúdo.


Como Funciona

Essa técnica funciona da seguinte maneira: suponha a seguinte linha a ser compactada: 00011100111011101111, um compactador vai analisar e trocar algumas sequências que se repetem por outros códigos, como por exemplo 0001=A 1100=B 1110=C 1111=D, assim o código compactado seria: "ABCCD".


Programas recomendados

Os programas mais famosos para a compactação e descompactação são: 7-Zip (gratuito) e Winrar (gratuito para testar, mas não perde suas funções principais) para Windows e gzip (gratuito) e tar (gratuito) para Linux.


Mãos à massa

Para isso, instale um dos descompactadores recomendados e siga os passos abaixo:

1º) Vá a pasta do arquivo compactado e confirme se está tudo certo vendo o arquivo compactado desta maneira:
arquivo compactado

Caso não esteja assim, clique com o botão direito sobre o arquivo compactado, vá em abrir com... , escolher programa, selecione o programa baixado e clique em abrir.

2º) Clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e, depois, na opção "Extrair para nome do arquivo/". Isso fará surgir uma pasta com o arquivo descompactado. Exemplo:
arquivo descompactado


Extensão dos arquivos

Existem muitas extensões de arquivos compactados e estes dois programas podem não suportar algumas, portanto, se o arquivo não for reconhecido procure na internet pela extensão. As mais comuns são: ACE, ARJ, BZ2, CAB, GZ, ISO, JAR, LZH, RAR, TAR, ZIP, 7Z, Z, KGB.


Confira também

tutorial básico da emulação