Pesquisa

Tutorial Kaillera v0.9

Kaillera é um software gratuito middleware (programa mediador entre softwares) que serve para jogar emuladores online compatíveis com ele. Foi desenvolvido por Christotophe Thibault em 2001. Este tutorial utilizou a versão 0.9 do kaillera.


Primeiros Passos

O Kaillera vem embutido em diversos emuladores, não podendo ser executado de forma separada do emulador. Assim que você abrir a janela inicial do Kaillera, digite seu nick em "Username"  e em "Connection type" coloque em 20 keyframes/s.

Tutorial Kaillera

Se não aparecer nenhum servidor na lista, aperte o botão "Refresh List". Você poderá ter que repetir este processo algumas vezes até os servidores aparecerem. Observe que você pode organizar os servidores por nome, localização, número máximo de usuários, etc.


Entrando num servidor

Clique duas vezes no nome do servidor escolhido para se conectar tanto na guia "All servers" como na guia "Waiting games" que mostra os servidores de acordo com os jogos em aberto no momento. Alguns servers podem recusar a sua entrada devido ao seu ping (tempo do envio de dados do seu computador até o servidor).

Dentro do server você achará as opções:

Tutorial Kaillera

Current games: lista das salas de jogos disponíveis (lugar onde os jogadores ficam até o jogo, que dá nome a sala, iniciar). Você só poderá jogar se o status da sala for Waiting, se tiver a mesma versão do emulador listado em Version, se tiver a rom e se a salar não estiver cheia (olhe em Users).

Join: entra numa das salas de games disponíveis.

Create new game: cria uma nova sala de game.


Iniciando um novo jogo

Clique em "Create New Game", selecione o game que quiser e clique sobre ele. Para o game aparecer na lista, ele deve estar no diretório das roms configurado no emulador, ou seja, no ROMPath. Quando criar a sala, a seguinte janela aparecerá:

Tutorial Kaillera - Criando uma sala kaillera

Nesta janela, defina o número de jogadores máximo que poderão jogar em "Max users". Assim que algum jogador entrar na sala, você poderá iniciar o jogo clicando em "Start game". Para expulsar aquele cara chato, clica sobre o nome dele e depois no botão "Kick".