Pesquisa

Tutorial MAME Plus!

O MAME Plus é uma versão modificada do emulador MAME oficial, apresentando interface gráfica, ao contrário do oficial que funciona a base de linhas de comando.


O que é necessário para rodar um jogo?

São necessários: o emulador, a Bios do console que será emulado compatível com a versão do emulador MAME, a rom do jogo compatível com a versão do emulador MAME e, para alguns jogos, o CHD do jogo compatível com a versão do emulador MAME.

Bios: é uma memória onde fica gravado um programa chamado firmware. Se você não tiver a bios, o jogo não rodará.
CHD: é uma imagem ISO compactada, necessária para emular alguns jogos.

Caso queira saber mais sobre a emulação com o MAME, recomendo a leitura deste tutorial.


Primeiros passos...

Baixe a versão mais recente do emulador, descompacte-a, abra o arquivo "mamepgui.exe" e espere concluir o carregamento da lista de jogos.

Clique em Opções, Diretórios, GUI e MAME Paths. Logo após, clique em "roms", "..." e escolha a pasta onde ficarão todas as roms. Guarde o endereço desta pasta, pois é nela que você deverá obrigatoriamente colocar seus jogos e bios.

MAME Plus! Tutorial


Configurando os controles

Para configurar os controles, aconselho iniciar o game, apertar a tecla TAB, entrar em "Input (this game)" teclando Enter e mudar os botões desejados para o player 1 (P1) e para o player 2 (P2), teclando Enter, apertando o botão novo e esperando um pouco.

Caso tenha um joystick, conecte-o antes de iniciar o emulador.


As temidas Bios

Como já foi dito, as bios devem ser compatíveis com a versão do emulador MAME que você irá utilizar. Porém, geralmente, só é necessário atualizar as bios quando houver algum bug no jogo.

Portanto, baixe este pacote de Bios compatível com a versão 0.133 do MAME, descompacte-o (apenas o pacote e não os arquivos dentro do pacote) e coloque os arquivos de dentro do pacote na pasta das roms já escolhida anteriormente. Se não colocar lá, as bios não serão reconhecidas. Não renomeie as bios senão não serão reconhecidas.


Abrindo um jogo

Quando baixar um jogo, descompacte-o e coloque-o na pasta das roms sem renomear nenhum arquivo, perceba que são vários arquivos. Depois abra o emulador MAME Plus!, selecione em "Listas de Pastas" a opção "Working" (que indica quais jogos o emulador é capaz de emular), digite o nome do jogo na barra de busca e aperte a lupa para procurar. Terminada a busca, dê duplo clique no 1º nome do jogo baixado.

MAME Plus! Tutorial - abrindo um jogo


E se o jogo não rodar?

A) Abra o emulador novamente, repita a busca, selecione o jogo e, na parte direita inferior da janela, clique em MAMEInfo.

MAME Plus! Tutorial - Informações do jogo

Observe que é necessário os arquivos "sfiii3_euro.29f400.u2" e "cap-33s-2.chd" para o jogo exemplo funcionar. Então verifique se o pacote compactado da rom possui todos os arquivos listados menos o terminado em .chd

B) O arquivo CHD é baixado separadamente (pesquise o nome dele no Google), devendo ser: colocado dentro da pasta das roms, descompactado e renomeado de acordo com o nome proposto pelo emulador MAME Plus! na janela MAMEInfo.


Confira também