Pesquisa

Tutorial OSwan

Este é, com certeza, o melhor emulador de Wonderswan Mono e Color, pois emula praticamente todos os jogos com perfeição de vídeo e de som. Suporta o uso de joystick, possui modo tela cheia e possibilita o uso de filtros que melhoram a imagem.


Primeiros Passos

Baixe o emulador, descompacte-o e abra o arquivo Oswan.exe:
Tutorial OSwan

Definindo o diretório das roms e selecionando o portátil

Vá ao menu Options, Directories..., Rom... e selecione a pasta onde suas roms ficarão.

Para mudar o portátil de Wonderswan Color para Wonderswan, vá ao menu Options, Wonderswan e clique em Mono. Para voltar ao Color, faça o mesmo processo.


Configurando os controles

De novo em Options, clique em Configure e depois em Keyboard (para configurar os controles com o teclado) ou em Joypad... (para configurar os controles com o joystick). Surgirá a seguinte janela:
Tutorial OSwan - Configurando os controles

Para mudar os botões, clique sobre eles e aperte a tecla que você quiser para cada função. Terminada a configuração, dê OK. Lembre-se que o portátil funciona tanto na horizontal como na vertical.


Opções de Vídeo

Em Options - Video Size, você poderá escolher o tamanho da janela do emulador. Durante o jogo, você poderá selecionar  um dos filtros disponíveis para melhorar a imagem do jogo, clicando em Options - Filters.


Carregando um jogo e salvando/carregando sua posição atual

Carregue uma rom através do menu File, Open...

Se quiser salvar ou carregar uma posição num determinado game, você deverá ir ao menu File, Save State, Save to file... ou em File, Load State, Load from file...